quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Teatro e design japonês em Novembro!

Gostaria de convidá-los(las) e a quem mais interessar, para assistir a peça de Teatro Cômico Kyogen e para exposição de design japonês entitulada:" Design do Japão Hoje 100", em Porto Alegre!



Estilo e Design contemporâneo são tema de exposição na capital


Um mundo conhecido por um paraíso tecnológico, que cria objetos práticos e de design inovador com portabilidade, são características do design japonês para produtos e utensílios domésticos de uso diário. Esses produtos podem ser vistos na exposição “Design do Japão Hoje 100”, que mostra um pouco do estilo da vida contemporânea dos japoneses.

A mostra apresenta 100 produtos que marcam a história de desenvolvimento e inovação do design japonês do período pós-guerra, anos 1950 até o início do século 21. As peças da exposição “Desigh do Japão Hoje 100” foram criadas entre 1955 e 2003. A exposição está aberta para a visitação do dia 12 a 29 de novembro, de terça-feira a sábado, no Museu Júlio de Castilhos, que fica na Rua Duque de Caxias, 1205, no centro de Porto Alegre, próximo a praça da Matriz. O horário da exposição é das 10 às 18 horas com Entrada Franca.

A exposição intinerante em homenagem ao Centenário de Imigração Japonesa no Brasil foi organizado pela Fundação Japão e pelo Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do Museu Júlio de Castilhos. A exposição já passou por Belém, Manaus,Brasília, Recife e Curitiba.




Teatro Kyoguen, a arte cômica da vida cotidiana - Teatro Cômico Tradicional japonês


A apresentação do Teatro Cômico Kyoguen é uma encenação feita pela Companhia palco Prá Toda Obra, de histórias clássicas do teatro tradicional japonês, o Kyogen, criado a mais de 650 anos e continua em atividade desde o seu surgimento. o teatro kyogen apresenta histórias do mundo real, com linguagem cotidiana, tem um ingênuo senso de humor.

O diretor da peça Paulo Gick, profundo conhecedor da cultura japonesa, adaptou traduziu e adaptou a linguagem das histórias ao gosto do público brasileiro, porém, preocupando-se em manter a leveza e humor do Kyogen original do Japão, relacionando as interpretações a beleza lírica do teatro Nô.

A apresentação acontece no dia 27 de novembro de 2008 ás 21 horas no teatro da AMRIGS(Av. Ipiranga, 5311), o ingresso é 1kg de alimento não-perecível que será arrecadado pelo Instituto Vida Solidária da AMRIGS. O teatro Kyoguen terá apresentação única e tem censura livre.



A apresentação é dividida em quatro histórias:


De acordo com a organização do espetáculo, o programa terá início com a peça KAMINAKI, em que o Deus do Trovão sofre um pequeno acidente qui na terra e precisa ser atendido por um médico charlatão.
Em BUÇU, um senhor feudal se vê privado de seus valiosos tesouros por ter tentado ludibriar seus criados.
Na peça HONELAWA, um noviço muito atrapalhado, inferniza a vida de um velho sacerdote.
Em O SAKE DA TIA, uma tia sovina tem um encontro com um terrível demônio por não querer tratar bem o seu sobrinho.


Equipe Técnica:

Direção geral: Paulo Gick
Assistente de direção e Contra-regra: Jeferson Sfreddo

Figurino e adereços: Jeferson Sfreddo e Paulo Gick
Luz e criação: Marcelo Herrera

Tradução e adaptação dos textos: Paulo Gick

Atores: Leonardo Maya
Marcelo Herrera
Márcio Filho
Paulo Gick



KYOGEN - Teatro cômico tradicional japonês - Sessão única


Dia: 27 de novembro de 2008
Horário: 21 horas
Local: Teatro da AMRIGS(Av. Ipiranga, 5311)
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível.
Censura Livre


Nenhum comentário: